segunda-feira, 17 de setembro de 2018

_________________________________________________________
L'HEURE ESPAGNOLE (Maurice Ravel) | Versão de Jean-Frédéric Neuburger

Raquel Camarinha (Concepción), Bruno Taddia (Ramiro), Fernando Guimarães (Gonzalve), Rui Silva (D. Iñigo Gomez), Alberto Sousa (Torquemada); Ensemble Messiaen; Yoan Héreau (Direcção musical); Raquel Silva (Encenação).

40º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim, 27 de Julho de 2018
_________________________________________________________

Agradável apresentação do opus lírico camerístico de Ravel, numa encenação escorreita de Raquel Silva, fundada num sistema de plataformas com alturas diversas, avultando a curiosa e eficaz objetificação dos amantes Gonzalve e D. Iñigo Gomez em relógio, suprindo de modo hábil uma necessidade do libreto.

Raquel Camarinha constituiu-se o necessário fulcro dramático da acção, evidenciando hábil gestão expressiva dos predicados vocais, numa manifesta tentativa de priorização do plano dramático, de acordo com as exigências da obra.

Assinalável prestação do tenor Fernando Guimarães, não obstante a punitiva tessitura, em lograda contracena com o rival Bruno Taddia, denotando franco crescendo após um início algo laborioso. Particular destaque para a notável rutilância e pastosidade do vocalismo de Rui Silva e sólida contribuição de Alberto Sousa.

Yoan Héreau exibiu-se em bom plano, firmando uma direcção dedicada, no elmo de um engajado circunscrito conjunto instrumental.

Sem comentários:

Enviar um comentário